LETRAS
Autorização:
Documento: Portaria MEC
Nº. Documento: 567 de 26/06/1998
Data de publicação: 26/06/1998
No. Parecer / Despacho: 374/1998 CNE
Data Parecer / Despacho: 02/06/1998
Reconhecimento:
Documento: Portaria MEC
Nº. Documento: 2.280 de 03/08/2004
Data de Publicação: 05/08/2004
No. Parecer / Despacho: 1.047/2004 SESu
LETRAS - OBJETIVOS
Com o desenvolvimento das competências do futuro profissional, o curso de Letras pretende alcançar os seguintes objetivos específicos:
1) Promover a prática, a investigação e a difusão de experiências pedagógicas inovadoras;
2) Proporcionar aos alunos a ampliação de seu universo cultural e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo;
3) Desenvolver uma linha formativa centrada na promoção de valores positivos, na consciência da responsabilidade do professor na formação de novas gerações, enquanto detentoras dos destinos da nação, e na consciência da necessidade da educação continuada.
LETRAS - PERFIL
O Curso de Letras, na ótica de formação de professores, deixa de ser tratado da perspectiva dos conteúdos para ser tratado da perspectiva das competências, devendo, estas, portanto, constituir o eixo da formulação do Projeto Pedagógico.
O profissional formado pelo curso de Letras deve ser dotado das competências comuns à formação de professores para a educação básica e das competências específicas de sua área de atuação.
Na área específica de Letras, o egresso deve ter as seguintes competências:
Relacionadas aos conteúdos da Educação Básica (área de linguagens, códigos e suas tecnologias):
» compreender e diferenciar os sistemas simbólicos das linguagens verbal, visual, informática, artística e corporal;
» usar as linguagens para: construir significados, organizar o pensamento, comunicar fatos, conhecimentos e informações, expressar significados, emoções, valores, sentimentos;
» identificar e confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
» conhecer a função, natureza, organização e estrutura das linguagens, a ponto de saber relacionar textos ou conteúdos com seu contexto e usar os vários recursos expressivos das linguagens;
» compreender e dominar a língua portuguesa para gerar significados, organizar a realidade física e social e construir a própria identidade;
» conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais;
» entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhe dão suporte e aos problemas que se propõem solucionar;
» entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias;
» entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;
» aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
LETRAS - GRADE CURRICULAR
PRIMEIRO ANO
1º SEMESTRE
C/H | |
Língua Portuguesa I | 90 |
Língua Inglesa I | 60 |
Fundamentos Teóricos da Educação I | 30 |
Psicologia da Educação I | 30 |
Política, Organização e Dinâmica da Escola I | 30 |
Didática I | 30 |
Pesquisa em Educação I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
2º SEMESTRE
C/H | |
Língua Portuguesa II | 90 |
Língua Inglesa II | 60 |
Fundamentos Teóricos da Educação II | 30 |
Psicologia da Educação II | 30 |
Política, Organização e Dinâmica da Escola II | 30 |
Didática II | 30 |
Pesquisa em Educação II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
SEGUNDO ANO
3º SEMESTRE
C/H | |
Língua Portuguesa III | 90 |
Língua Inglesa III | 60 |
Teoria da Literatura I | 60 |
Lingüística I - Fonética e Fonologia Descritivas | 60 |
Informática, Tecnologias e Ensino I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
4º SEMESTRE
C/H | |
Língua Portuguesa IV | 90 |
Língua Inglesa IV | 60 |
Teoria da Literatura II | 60 |
Lingüística II - Morfologia Descritiva | 60 |
Informática, Tecnologias e Ensino II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
TERCEIRO ANO
5º SEMESTRE
C/H | |
Língua Portuguesa V | 60 |
Língua Inglesa V | 60 |
Literaturas em Língua Portuguesa I | 60 |
Literaturas em Língua Inglesa I | 30 |
Lingüística III - Sintaxe | 30 |
Lingüística III - Semântica, Estilística e Pragmática | 30 |
Libras I | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
6º SEMESTRE
C/H | |
Língua Portuguesa VI | 60 |
Língua Inglesa VI | 60 |
Literaturas em Língua Portuguesa II | 60 |
Literaturas em Língua Inglesa II | 30 |
Lingüística IV - Sintaxe | 30 |
Lingüística IV - Semântica, Estilística e Pragmática | 30 |
Libras II | 30 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 300 |
TOTAL
C/H | |
CARGA HORÁRIA GERAL: | 1800 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 400 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: | 400 |
ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS: | 200 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 2800 |
LETRAS - CORPO DOCENTE
Ana Paula Cardoso Rigoleto |
Aureo Joaquim Camargo |
Carina Rombi Guarnieri |
Gilza Maria Cavallini |
Larissa Telma Nakamura |
Marisa Finotti Guarnieri |
Oldir Magnani |
Rosiane Wolf Luz |
Suely Tolentino Prado de Andrade |
Wanda Darin Miotto |